sexta-feira, 11 de setembro de 2009

De volta à blogosfera...

Nos últimos meses passei muito mais tempo lendo do que escrevendo, talvez em uma salutar prática do princípio que diz "temos dois ouvidos para ouvir, mas apenas uma boca para falar: isso deve significar algo". Não me posso queixar, foi um bom tempo, uma oportunidade para conhecer muita gente nova e para reavaliar muitas coisas. O acúmulo de tudo isso, creio, saltará aos olhos nas linhas que serão escritas de hoje em diante, quando começa uma nova fase no blog.

Havia coisas, porém, a recuperar. Era questão de honra para mim recolocar o site no ar neste 11 de setembro, que é um dia triste na memória de todos os que sonham com um mundo livre -- data do golpe militar de Pinochet contra o Presidente Salvador Allende, em 1973 --, mas que é também um dia de reafirmar a disposição de resistência e de reavivar as esperanças, posto que as últimas palavras de Allende foram neste sentido: anunciou a esperança em um futuro melhor e sua inabalável fé no povo como protagonista de sua própria libertação.



Saudemos, pois, a memória ilustre deste grande herói da história mundial: relancei aqui alguns posts antigos, com farto material sobre Allende. Não é muita coisa, mas é uma forma singela de homenagem. Aliás... Se me consola a certeza de que nenhuma homenagem, por maior que seja, é de fato digna da grandeza de homens como Allende, consola-me mais ainda o fato de saber que tais homens, em sua grandeza, eram também possuidores de uma simplicidade ímpar. A eles, pois, a beleza de pequenas flores, que é sempre infinitamente maior do que o ouro e a prata que tanto cobiçam os de alma pequena...

E a minha palavra nascerá de novo,
talvez noutro tempo sem dores,
sem os fios impuros que enredaram
negras vegetações ao meu canto,
e nas alturas arderá de novo
o meu coração ardente e estrelado.

-- Pablo Neruda.

Saúdo eu também, particularmente, a este reinício, que é igualmente pleno de esperanças de que esta nova fase do blog possa trazer aprendizados, amadurecimento. Ao contrário do que pensam alguns, um blog não é um réles caderno de apontamentos, mas um canal que abrimos para o mundo: uma via de mão dupla que nos oferece a liberdade de falar, a oportunidade de ouvir e a certeza de crescer, se estamos abertos ao que nos trazem os novos amigos que vamos fazendo ao longo do caminho. Que sejam todos, pois, muito bem-vindos: novos companheiros de estrada e novos dias de sol a trilhar "la sienda".

Nenhum comentário: